Empresa cria jogo de gestão de projetos

10-08-2010 17:17

Empresa cria jogo de gestão de projetos

Jogo pode durar um dia ou um mês, dependendo da vontade do jogador
 
E se fosse possível gerenciar projetos, tomar decisões, assumir riscos, e ainda cometer erros sem prejudicar em nada o andamento da empresa?

É exatamente essa liberdade que o jogo de negócios Project Arena proporciona.

Lançado recentemente, o jogo tem a missão de dar experiência aos gestores de projetos que, em geral, conhecem muito na teoria, mas pouco na prática.

Desenvolvido pela Solucionar Informática & Sistemas, o Project Arena é o primeiro jogo brasileiro de gestão de projetos. O diretor da empresa criadora do aplicativo, Lúcio Fialho, explica que a ideia surgiu a partir da necessidade de sistematizar esses processos.

"Na formação para a área de gestão de projetos, a 'bíblia' de conceitos é o PMBok –  Project Management Body of Knowledge – e, por ficarem muito focados na teoria, os gerentes de projetos têm pouca vivência prática. O propósito do jogo é fixar e trazer para a prática  os conceitos que a pessoa já sabem".

 

Como funciona

 

 

O Project Arena pode ser comparado a um simulador de vôo, ao tentar reproduzir na tela de um computador as situações e problemas mais comuns na área. Ele simula um período de seis meses, em que o jogador vai atuar como chefe do setor de projetos de uma empresa.

Situações como um projeto que está indo mal, corte na equipe, trabalho novo e outras precisam ser avaliadas e, com base nelas, o jogador deve definir os próximos passos.

A cada rodada, ele tem todo o feedback do que aconteceu e tem possibilidade de mudar as atitudes para melhorar o desempenho.

Tanto em grupo quanto sozinho, durante o expediente ou em casa, o jogo permite que a pessoa escolha como será a experiência. A duração também varia. "Ele pode ser terminado em um único dia, se jogado o dia inteiro, ou pode durar um mês, jogando de dois em dois dias", diz Lúcio Fialho.

O diretor também esclarece que, no segundo caso, o jogo pode ser conduzido remotamente, de casa, e, por isso, tem mais riqueza de detalhes, já que o jogador tem mais tempo para estudar e interpretar melhor as ações.

Assim como nos jogos de tabuleiro, o Project Arena não tem um caminho fixo a ser seguido e as situações podem mudar a cada partida. Se feito a pedido de alguma empresa, os programadores podem criar contextos que reflitam o cotidiano particular da companhia, além das situações padrão, existentes no jogo original. Além disso, uma mesma questão pode ter diferentes soluções, de acordo com a visão da empresa do jogador.

O jogo é comercializado apenas sob encomenda e o preço pode variar de 7.000 a 40.000 reais, dependendo da complexidade exigida. Além de empresas, outro público interessado neste simulador são as escolas de negócios e de gestão de projetos que, já experientes na teoria, buscam um reforço prático para os alunos.

Procurar no site

Contatos

Diego Melo (11) 5625-4577
(11) 6756-4320
Perfumes Importados

Receba nossas atualizações no seu e-mail:

Inscreva-se acima

Acesso Tempo 

 
 
Tempo

Ultimas noticias

05-08-2010 17:28

A Cabana, uma dica para leitura !

A cabana e uma dica de livro que está entre os mais vendidos nos Estados Unidos no ano de 2008, já considerado um Best-seller, e no Brasil também faz muito sucesso, estando na lista dos top, ou seja, os livros mais vendidos. Escrito por William P. Young, lançado pela Editora Sextante, o ...
05-08-2010 17:15

Apple renova linha de computadores iMac

A Apple renovou a linha iMac com novos chips da Intel e recursos gráficos aperfeiçoados   SAN FRANCISCO - A Apple reformulou sua linha de computadores de mesa com a última geração de processadores, à medida em que a empresa continua a ganhar fatia de mercado no ramo de computadores...
05-08-2010 16:51

Novos gêneros para novas formas de se jogar video games

Os primeiros video games representaram uma verdadeira revolução dentro do entretenimento. E a diretiva básica era bem clara: abstrair atividades físicas reais. Tudo bem, os jogos mais antigos exigiam um alto poder de abstração para que você conseguisse conceber que o amontoado de blocos em...
22-07-2010 06:30

Impressoras e multifuncionais de baixo custo: escolha qual é a melhor para você

  Já vai longe o tempo em que empresas - pequenas, médias ou grandes - ou mesmo usuários residenciais precisavam desembolsar uma grande quantidade de dinheiro para ter um equipamento de impressão e digitalização de boa qualidade. Além disso, é difícil imaginar um escritório de qualquer ...
Crie o seu site grátis Webnode